sábado, 26 de maio de 2012

Equilíbrio

Meu conceito sobre o basquetebol tem se modificado muito durante os últimos 3 anos.

Várias foram os momentos em que tive que rever tudo que planejava e ensinava para que o processo ensino-aprendizagem-prática realmente acontecesse e fosse benéfico a equipe. Desde a importância da defesa e ataque, posse de bola, fundamentos e outros.

Hoje é claro para mim que devido a realidade de treinamento encontrada (pouca carga de treinamento, idade avançada dos atletas iniciantes, baixo número de jogos, péssima infra-estrutura, poucos materias) devo ser capaz de analisar e reagir em tempo extraordinário para tornar o processo ensino-aprendizagem-prática efetivo.

E nesse pensar todo, uma coisa mostrasse essencial no basquetebol, nos seus personagens e cenários seja ao atleta, ao jogo ou ao treinador, EQUILÍBRIO. Não falo só do equilíbrio físico inerente e essencial ao atleta no jogo, falo também do equilíbrio mental para que as ações escolhidas dentro ou fora da quadra tenham sentido e sejam proveitosas para o basquetebol, para a equipe e para o atleta.

Atleta ou treinador quando em equilíbrio mental será capaz de analisar a situação de maneira lúcida sem deixar que o cenário o ofusque e/ou o vislumbre.


2 comentários:

  1. Bernardo, você tem facebook? se sim procure pelo grupo que eu criei: Basquetebol Congonhas.
    Me add lá e pede solicitação no grupo.
    Melhoras pra você aí! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tenho sim é só procurar Bernardo Cabeça.
    Vou entrar sim.

    ResponderExcluir