Sobre o Autor



Bernardo Alexandre da Silva Oliveira



Formado em Educação Física nos títulos de Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa- MG.
Especialista em Atividades Físicas para Portadores de Deficiências pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Atualmente atua como técnico esportivo de basquetebol na Prefeitura Municipal de Congonhas - MG.

Currículo Esportivo

Prefeitura de Congonhas / Congonhas - MG desde 10/2011
Atua como treinador esportivo de basquetebol no município de Congonhas-MG

Prefeitura de Ipatinga / Ipatinga - MG 03/2009 a 12/2010
Atuou como técnico de basquetebol das equipes masculino infanto (JEMG), juvenil (JEMG) e adulta (JIMI) do município de Ipatinga

Associação de Basquetebol do Vale do Aço (ABAVA)06/2007 a 05/2010
Escola de esportes especializado / Ipatinga - MG
Atuou como diretor de esportes e treinador de basquetebol em todas as categorias e naipes

Programa SESI Atleta do Futuro – 7 de Outubro08/2009 a 12/2009
SESI – MG / Ipatinga - MG
Atuou como treinador de basquetebol em todas categorias e naipes

Prefeitura de Ipatinga / Ipatinga - MG 02/2007 a 12/2007
Atuou como auxiliar técnico de basquetebol da equipe masculino adulta durante JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais)

Prefeitura de Ipatinga / Ipatinga - MG 02/2007 a 12/2007
Atuou como técnico de basquetebol da equipe feminina adulta durante JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais)

Universidade Federal de Viçosa-Minas Gerais 10/03/2004 -15/08/2006
Atuou como treinador da equipe de basquetebol feminino adulto na Associação Atlética Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa.

Escola Estadual Effie Rolfs 01/03/2003 -01/12/2004
Atuou como treinador das equipes de basquetebol masculino e feminino do ensino fundamental e médio.


Conquistas Esportivas


6º colocado na Série A1 da Etapa Estadual do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2011 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (atleta - técnico).

2º colocado na Série A2 da Etapa Estadual do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2010 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (atleta - técnico).

2º colocado na Etapa Regional Nordeste do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2010 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (atleta - técnico).

2º colocado na Etapa Regional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) em 2010 pela equipe de basquetebol feminino Módulo I (SUB 15) da Escola Municipal Arthur Bernardes / Ipatinga – MG (técnico)

Campeão na Etapa Microregional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) em 2010 pela equipe de basquetebol masculino Módulo II (SUB 18) da Escola Estadual Selim José de Salles / Ipatinga – MG (técnico)

Campeão na Etapa Microrregional Nordeste A do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2010 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (atleta - técnico)

4º colocado na Etapa Estadual do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) em 2009 pela equipe de basquetebol masculino Módulo II (SUB 18) da Escola Estadual Selim José de Salles / Ipatinga – MG. (técnico)

Campeão na Etapa Regional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) em 2009 pela equipe de basquetebol masculino Módulo II (SUB 18) da Escola Estadual Selim José de Salles / Ipatinga – MG (técnico)

Campeão na Etapa Microrregional Nordeste A do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2009 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (atleta)

2º colocado na Fase Microrregional Nordeste A do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2008 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (atleta).

2º colocado na Fase Regional Nordeste A do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2008 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (atleta).

3º colocado na Etapa Regional Nordeste do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2007 pela equipe de basquetebol masculino adulto de Ipatinga-MG (auxiliar técnico).

2º colocado na Etapa Regional Nordeste do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2007 pela equipe de basquetebol feminino adulto Ipatinga-MG (técnico).

2º colocado na Etapa Regional Zona da Mata do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2004 pela equipe de basquetebol masculino adulto Viçosa-MG (auxiliar técnico).

3º colocado na Etapa Regional Zona da Mata do JIMI (Jogos do Interior de Minas Gerais) em 2004 pela equipe de basquetebol feminino adulto Viçosa-MG (técnico).

Campeão dos Jogos Escolares de Viçosa em 2003 pela equipe de basquetebol feminino modulo I (SUB 14) da Escola estadual Effie Rolfs de Viçosa-MG (técnico).

2º colocado na Etapa Regional Leste do Campeonato Mineiro Juvenil de Basquetebol em 2002 pela equipe de Itabira-MG (atleta).

* Fundador da Copa Anglo de Basquetebol - Viçosa/Minas Gerais (2005), competição de grande prestigio na região da zona da mata mineira, que tem atraído mais de 100 participantes em suas edições até os dias de hoje